domingo, 27 de abril de 2014

PROGRAMA DE TRABALHO EDUCATIVO - PTE

Introdução
A escola representa um espaço de acolhimento, ensino, aprendizado, conhecimento, rotinas, afeto, entre outras vivências. Portanto, ofertar momentos de trocas, acrescidos de saberes e competências, torna-se papel da escola. Pensando no processo de conclusão da vida escolar, principalmente para os alunos com deficiência, a escola assume um papel ainda complementar: preparar para o Mundo do Trabalho.
A Lei n° 8213/91 dispõe sobre a contratação de pessoas com deficiência, bem como estabelece a porcentagem de vagas para cotas e define outras providências em relação às necessidades especiais dos indivíduos mencionados. O cumprimento da lei implica em processo de inclusão através de adaptações arquitetônicas e também por meio de formação para os trabalhadores das empresas no sentido de acolhimento do novo empregado deficiente, ou seja, um remodelamento de espaço e de pessoas.
Pensando no processo de inserção de pessoas com deficiência no Mundo do Trabalho a EMEF de Surdos Bilingue Salomão Watnick inicia, em 2014, o Programa de Trabalho Educativo - PTE.
Objetivo
Apresentar de forma lúdica e educativa os diferentes espaços de trabalho dentro da escola e em outros espaços, bem como as relações estabelecidas no Mundo do Trabalho.

Uma das atividades do 1º Semestre
·               Mural das profissões
Uma das primeiras atividades desenvolvidas no programa foi a visita do grupo aos espaços de trabalho da escola com o objetivo de conhecer as atividades desenvolvidas por cada profissional. Os alunos relacionaram o profissional, o tipo de trabalho realizado em cada local e o conhecimento necessário para desempenhá-lo. Para conhecer e ilustrar outros espaços de trabalho, os alunos buscaram, em revistas e jornais, imagens/figuras relacionadas ao tema para a construção de um mural.


Professora Sabrina Gauss Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário