quinta-feira, 16 de maio de 2013

Atendimento Educacional Especializado - AEE


Serviço oferecido pela escola com vistas a eliminar questões que possam ser obstáculo para o acesso, permanência e aprendizagem dos alunos com surdez associada a outras necessidades educacionais especiais (outras deficiências, transtorno global de desenvolvimento e altas habilidades e superdotação) dentro da escola.
O atendimento educacional especializado ocorre de forma complementar ou suplementar ao ensino comum, dependendo do caso, e é realizado em períodos com aproximadamente 50 minutos de duração, individualmente ou em pequenos grupos.
Para que os atendimentos ocorram, inicialmente, o professor responsável pelo serviço realiza avaliação pedagógica do aluno, na qual pondera os seguintes aspectos: desenvolvimentos cognitivo, linguístico e motor; e interações sociais. Após serem percebidas quais são as demandas apresentadas pelos alunos, o profissional responsável pelo AEE conversa com as famílias dos estudantes e com seus professores de sala de aula e, a partir dos dados obtidos e das avaliações realizadas, compõe o plano de atendimento. Este considera quais recursos e atividades serão necessárias para atender às demandas de cada estudante.
Pode-se citar as seguintes questões como pertencentes ao trabalho do  professor de atendimento educacional especializado:
·         prever e acompanhar o uso de recursos de acessibilidade que permitam ao aluno ampliar sua comunicação e mobilidade;
·         ampliar habilidades funcionais que possam gerar maior autonomia fora e dentro do ambiente escolar;
·         buscar o aprimoramento de funções mentais superiores: desenvolvimento cognitivo.

Algumas atividades desenvolvidas:

Estabelecimento de sistema ampliado de comunicação (prancha fixa na parede: baixa tecnologia);

            Fatores considerados:

Habilidades motoras: preensão manual, flexão e extensão de membros superiores [...] habilidades cognitivas: compreensão, expressão e nível de escolaridade [...] com quem o sistema será utilizado [...]  com qual objetivo... (BRASIL, 2002)

Ampliação de habilidades funcionais:



Exemplo de outros recursos que estão sendo pensados através do atendimento educacional especializado:



Ampliação de habilidades funcionais



Referências da postagem:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Inclusão: revista da educação especial, v. 4, n 1, janeiro/junho 2008. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Portal de ajudas técnicas para educação: equipamento e material pedagógico para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física: recursos para comunicação alternativa / Secretaria de Educação Especial - Brasília: MEC: SEESP, 2004, fascículo 2. 52p.: il.
BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Portal de ajudas técnicas para educação: equipamento e material pedagógico para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física: recursos para comunicação alternativa / Secretaria de Educação Especial - Brasília: MEC: SEESP, 2004, fascículo 2. 52p.: il.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Resolução n° 4, de 2 de outubro de 2009.

Samuel dos Santos Mota





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