domingo, 14 de abril de 2013

COMO É A SUA CIDADE IDEAL?


Como é a sua cidade ideal?

            Assim como a nova modalidade EJA na Salomão Watnick, a primeira turma de 3º Ciclo nos mostra dia a dia o crescimento e a evolução constantes da nossa escola. Cada nova etapa é cheia de significado! O início da disciplina de Filosofia, um dos marcos do último Ciclo nas escolas do município, parece reforçar as oportunidades que surgem para toda a nossa comunidade de repensar, questionar, refletir e debater. Alessandro, Denner e Gabriela, nossos alunos, já se mostram desde as primeiras aulas muito dispostos a iniciar esse belo processo de entendimento desses princípios filosóficos tão básicos.
            Junto à professora Ariadne, com o apoio da professora Janaína, conheceram algo das ideias de Platão a partir do belíssimo livro da Coleção Filosofinhos. Na obra, explora-se principalmente os conceitos de A República a partir da seguinte pergunta: “como seria a sua cidade ideal?" Quando trazido para o contexto da Cultura Surda, tal questionamento envolveu e interessou lindamente aos alunos, que se inspiraram para pensar diversos detalhes do que constituiria a cidade ideal dos Surdos. A aluna Gabriela ajudou a escolher o nome, inventou o sinal e a bandeira do lugar, e teve inúmeras ideias de como seria essa realidade. Debateu-se a possibilidade de esse exercício, que pode parecer utópico, levá-los a construírem, um dia, a igualdade que precisam e merecem.






















No final da segunda aula, a singeleza da entrada de uma borboleta na sala levou o aluno Denner a expressar em fotos maravilhosas seu gosto por conhecer ideias ao mesmo tempo tão antigas e sempre novas. Em breve, mostraremos aqui os próprios alunos contando como é esta cidade!

Professora Ariadne

Um comentário:

  1. Genial! Parabéns à turma por esse trabalho. Que linda a ideia de trabalhar a cidade ideal porque temos que ter uma meta para pensar a cidade real, para que a cidade real se aproxime da cidade real. Gostei mesmo deste trabalho. Waleska.

    ResponderExcluir