terça-feira, 20 de setembro de 2011

Seminário defende escola bilíngue para surdos
Apresentar a defesa da escola bilíngue para surdos. Esse foi o objetivo do Seminário Estadual em Defesa da Escola Bilíngue Para Surdos no Plano Nacional de Educação, que ocorreu nesta sexta-feira (9/9) na Câmara Municipal de Porto Alegre. Promovido pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), o evento acontece simultaneamente em 25 capitais brasileiras e integra o “Setembro Azul”, mês que marca a luta dos surdos pela garantia de direitos.

Participaram representantes de escolas de surdos do Rio Grande do Sul (Canoas, Santa Maria, Caxias do Sul, Esteio, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Osório, entre outras); da Fundação de Atendimento ao Deficiente e ao Superdotado do RS (Fadergs); da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do RS; e da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Segundo a coordenadora pedagógica da Escola Estadual Especial Keli Meise Machado, de Novo Hamburgo, Ana Paula Jung, a luta quer garantir a aquisição de linguagem e desenvolvimento do sujeito surdo dentro da cultura surda. “Só é possível se desenvolver como sujeito num espaço linguístico próprio do sujeito. A ideia é que se use a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua”, esclarece.

A presidente da Câmara, vereadora Sofia Cavedon, questionou por que os sujeitos surdos não têm sua língua respeitada dentro de sua escola. “Vocês devem ter orgulho de sua língua, e eu e a sociedade somos deficientes porque não a conhecemos”, destacou. Conforme Sofia, a Câmara pretende ajudar nessa luta. “A Câmara é deficiente porque não possui tradutor de Libras em seus quadros. Por isso, pretendemos criar o cargo por meio de concurso público”, prometeu.
Darlene Silveira (Reg. Prof. 6478)
Assessoria de Imprensa da Presidência
Foto: Felipe Dalla Valle


1º Seminário Estadual sobre Escolas Bilíngues para Surdos
Foto: Felipe Dalla Valle

Fonte: site da Camera de vereadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário